Este blog foi fundado com o intuito de compartilhar historias e biografias, alem de lps, eps e demos de bandas de Rock & Metal e seus subgêneros: Rock, Rock Progressivo, Rock'n'roll, Hard Rock, Glam Metal, Blues-Rock, Southern Rock, Punk Rock, Hardcore, Heavy Metal, Speed Metal, Power Metal , Thrash Metal, Crossover-thrash, Death Metal, Brutal Death Metal, Grindcore, Black Metal, Doom Metal... etc Aceitamos dicas!! Sempre que houver links quebrados nos avise.
Visite nosso Last.fm's

Dreh: http://www.lastfm.com.br/user/DrehThrash

João: http://www.lastfm.com.br/user/JohnMaiden

22 de setembro de 2012

Deep Purple (Biografia)

 
 Hoje, vamos falar sobre a história de uma das bandas pioneiras do Hard Rock e do Heavy Metal. Antes do principio da biografia, devemos reconhecer que Deep é uma banda espetacular, respeito e dou tanto valor á quão dou para Led Zeppelin.
 Deep Purple é do Reino Unido    O inicio de suas atividades foram em 1968 e contava com ; - Rod Evans no vocal, - Ritchie Blackmore  na guitarra,  Jon Lord (R.I.P) nos teclados , Roger Glove no baixo e  Ian Paice na bateria. A banda nunca parou numa formação sólida assim como vemos em ZZ Top, sempre mudou muito, tanto que para a identificação de cada fase da banda usam (Marco I, II, III, e IV) vamos comentar deles junto com os álbuns lançados.

 - A Idéia

Final da década de 60'
 Deep Purple veio de uma ideia exótica e criativa, num pais que estava com vários movimentos relacionados ao rock, com grandes bandas em cena como The Beatles, Rolling Stone e Led Zeppelin. Tudo começou quando Chris Curtis teve o pensamento de reunir vários musicos bons  em um grupo e ele chamava-se ( Roundabout. O primeiro músico a topar esta ideia foi o tecladista John Lord, Curtis acabou saindo do grupo e precisaram de encontrar outro guitarrista e trocar o nome do grupo, o guitarrista  foi Ritchie Blackmore, e este que por sinal conhecia um baterista Ian Paice, e Ian Paice que conhecia um vocalista Rod Evans. O nome da banda então passou á ser Deep Purple.
  Essa fase que descrevi é conhecida como Marco I (68' - 69') ( Rod Evans (vocal), Ritchie (guitarra), John Lord (teclado), Ian Paice (bateria)  Nick Simper (baixo) com essa formação lançaram  Shades Of Deep Purple em 1968,  muito conhecido pela capa! este lp contém covers  do The Beatles  e do Jimi Hendrix.  Este LP estourou pela música Hush que fez grande sucesso.
 Logo depois lançam  o LP:  The Book Of Taliesyn , com a mesma formação do Marco I, seu lançamento no Reino Unido é feita no ano de 1969 e nos E.U.A em 1968.

Após o lançamento do The Book eles entram em uma turnê na America, tanto que o lançamento deste LP foi primeiramente lá.

 Mudanças

Em 1969 o grupo estava meio indeciso quanto ao som que estavam fazendo, queriam algo com maior nível, elevar o trabalho da banda. Só que o vocalista Rod Evans parecia que não se enquadrava á essas todas mudanças.  O guitarrista Ritchie se sentia mais encomodado com o vocalista, e numa apresentação da banda  Episode Six em que Ian Gilan o futuro vocalista cantava, levou com ele o tecladista John Lord para ver, acharam muito boa a voz de Ian Gilan, e combinaram de fazer um teste com Ian! Ian não foi sozinho ao teste e levou com ele o baixista da banda Episode Six Roger Glover nesse encontro acabaram gravando uma Single chamada Hallellujah - 7, junho, 1969.
 Logo a banda passa a ter uma vida dupla. Mais mesmo assim lançam o terceiro album da banda chamado de Deep Purple em 1969 com a formação ainda do Marco I



Após esse LP, entra o novo Marco em que Ian Gillan e Roger Glover entram em Deep Purple, deixando Episode Six. Lançam então com essa nova formação In Rock em 1970 Marco II ( Ian Gillan (vocals), Ritchie Blackmore (guitarra), John Lord (bateria), Roger Glove (baixo),  Nick Simper (bateria). Podemos dizer que após a saida de Rod Evans e banda se tornou mais eletrizante, com o vocal de Ian Gillan que brincava de acompanhar os solos de guitarra de Blackmore

Este LP ficou em 4° lugar no Reino Unido nas paradas. Foi lançado em junho de 1970.
 Em 1971 é lançado Fireball album que já continham a inovação e originalidade do Deep Purple com faixas poderosas. 
Album também muito conhecido pela capa!!

Experimentaçãoes


 Assim como na fase da mundaça, Deep agora tinha o foco de fazer um album de estudio com condições de como se fosse ao vivo. Para este album já tinha a canção Highway Star, em que criaram tipicamente dentro de um ônibus em que um cara para e perguntam para eles : - Como é que vocês criam suas músicas? disseram-lhe eles: Fazemos-as na hora. Blackmore pega a guitarra e começa a improvisar, Ian com toda energia improvisa com algumas frases como : " We're on the road,  we're on the road, we're on the rock'n' roll, ba-aand!"  Decidiram então em fazer esse disco de estudio. O lugar escolhido foi Montreux na Suiça, se instalaram num Hotel e no corredor dele ligaram todos os instrumentos e de lá saiu o que conheçemos Machine Head.  A musica que foi gravada como uma das últimas no Machine Head (1972)  "Smoke On The Watter" conta o ocorrido no local  :
 "Saimos todos para Montreux
   As margens da lago Genebra
   Para gravarmos um disco com (estudio) móvel
   Não tivemos muito tempo. 
    Frank Zappa e The Mother estavam no melhor lugar
   Mais algum estupido com sinalizazor incendiou o local até o chão!
   Fumaça sobre a água, fogo no céu
   fumaça sobre a água.
   Eles queimaram totalmente a casa de jogos
   A casa riu com um som terrivel
   Funky Claude correu para todo o lado
   Tirando as crianças do local.
   Quando tudo terminou, tivemos que procurar outro local
    Mas tempo Suiço estava se esgotando
    Parecia que perderiamos a corrida.
    Terminamos no Grand Hotel , estava vazio e frio
    Mas com o caminhão do Rolling Stones do lado de fora
    Fazendo nossa música lá.
    Com algumas luzes vermelhas e com algumas camas velhas
    Fizemos um lugar suar
    Não importa o que ganhamos com isso, o que sei é que nunca esqueceremos
    Fumaça sobre a água, fogo no céu
    Fumaça sobre a água."

  Machine Head (1972) Neste com a Marco II, Deep Purple entra em tempo de muito movimento, Deep vai ao Japão onde lançam também Made In Japan, depois vão pra Itália, na qual já planejavam o próximo lançamento o Who Do  We Think  We Are. So que esse tempo de grande movimentação deu muito cansaço á eles, Roger em algumas apresentação teve que substituir Gillan, além das contendas que Gillan estava tendo com Blackmore. Isso acaba levando a demissão da banda de Ian, avisa á banda que a deixaria em junho de 1973, tudo isso para dar tempo para as decicões da banda.

 Mudança Novamente!
 Neste tempo entra o Marco III que é a troca do maravilhoso vocalista Ian Gillan por David Coverdale, mais antes disso o baixista que era Roger Glover foi trocado por  Gleen Hughes , sua função anterior era de vocal e baixo na banda Trapaze. Isso que deixou Blackmore e  Lord empolgados pelo fato de tocar e cantar. Logo estavam procurando um novo vocalista, o primeiro pensamento era de ter dois, então começaram á fazer teste de vocalista, e receberam uma fita um gravação de David, que dizia que cantava desde os 15 anos, então chamam David para a realização do teste em 1973 .
 Em 9 de setembro de 1973, o grupo se fecha para compor, David compoem 4 musicas, uma dela conhecida é Burn, após a composição não só desta mais de outras, Deep Purple anuncia a nova formação da banda o Marco III ( David Coverdale (vocal), Ritche Blackmore (guitarra),  John Lord (teclado), Gleen Hughes (baixo) e Ian Paice( bateria)  E em 1974 é lançado o album com essa nova formação Burn
  O som que se tornou dessa nova formação foi  maior velocidade do grupo e tanto mais do poderoso Blackmore, e agora que sabemos que há dois vocalistas Gleen Hughes e David Coverdale, fazendo um tremendo espetaculo , confira um Show ao vivo em California :

Sempre houve uma certa rincha entre Coverdale e Hughes, nos ensaios Hughes sempre se dava ao máximo para fazer grandes interpretações , tudo para provocar Coverdale que assumiu o vocal principal na banda.
 Nesta apresentação do Video, em California Blackmore como sempre foi estouradinho até as tripas , fica irritado ao saber que teria que começar á tocar antes de anoitecer e com cameras em cima do palco. Ele estourou uma câmera e ainda mais nervoso destruiu um amplificador com sua guitarra ligada. Isso gerou o  a imagem mais icone do Rock a silhueta do blackmore á frente das chamas da camera Sabemos de um frase de Ritchie  Blackmore em relação á isso : " "Eu falei com ele na noite anterior. O Deep Purple fez um ensaio técnico, e eu perguntei se ele ia quebrar a guitarra dele. E Richie disse: 'sim, talvez. Sei lá, que merda'. Ele estava meio puto com várias coisas que não tinham nada a ver comigo. E eu disse: 'Veja, se você for quebrar a guitarra, privilegie a câmera. Vou fazer uma bela filmagem e vai ficar genial'. E ele privilegiou bem a câmera, gerando US$ 8 mil de prejuízo." 

 Depois do Burn é lançado um álbum no mesmo ano   Stormbringer de 1974 com a formação III ainda !
Este álbum não foi muito feliz para a banda, pelo fato de que foi incluso na musicalidade da banda elementos de funk e soul, o que faz o nervoso e intrepedo Blackmore deixar a banda em 1975. exatamente em 7 de de abril de 1975. Ritche Blackmore sai e forma Rainbow. 


  Imagine só essa banda, a segunda banda de dois grandes astros Ronnie James Dio e o nervoso do Blackmore, assim era a formação do Rainbow no inicio de 1975.

 Com um grande problema no Deep Purple, vão em seguir em frente e chamam um novo guitarrista este que foi Tommy Bolin , esta já é a fase IV com novos vocalistas e novo guitarrista ( David Coverdale -vocal, Tommy Bolin guitarra, John Lord  teclado, Gleen Hughes no baixo e no backing vocals e o Ian paice na batera) O que nunca mudou até este fase foi o batera e o tecladista ! Com essa formação Marco IV lançam  Come Tast The Band  em 1975
Um dos albums mais comercias da banda. Com musicalidade de hard rock  e soul funk, que blackmore não creditava.   Além disso a banda entra em grande problema relacionado á Tommy Bollin e Hughes que começam á se envolver com drogas. Em algumas turnes ,  Bollin não consegui tocar direito porque sentia seu braço anestesiado pelo efeito das drogas. Fase crítica demais da banda.
  Tommy Bollin tinha uma personalidade tipica assim tão qual de Blackmore, era muito depressivo e tinha muito baixo estima. Ele não acreditava tanto em seu potencial, mais era um excelente guitarrista que já tocara com grandes seres do rock.

 Fase Crítica e fim suspenso da banda



David Coverdale confessa á Lord que não estava mais com tanto animo para continuar com a banda, assim igualmente John Lord confessa á Coverdale que não sentia mais o Deep de antigamente, eles param as atividades da banda.  Isso em 1976, após 8 meses contando desde junho, Tommy Bollin morre de overdose. Com isso sabemos que a banda conhecida na fase de seu âpice já se está desfigurada, cada um com seu proprio rumo.
Ian Gillan :  Formou uma banda chamada Ian Gillan Band , meio com jazz e rock até anos 80. Em 1983 gravou um disco com Black Sabbath , Born Again, que é considerado por muitos como um dos melhores no Black Sabbath. na qual Dio sai da banda e entre Ian. 
Ouça uma musica solo dele :
 
 Roger Glover: Inicialmente, permaneceu próximo à Purple Records e foi quem mais teve contato com todos os galhos da gigantesca árvore genealógica do Deep Purple. Dois anos depois, conseguiu juntar no mesmo palco os melhores músicos da Inglaterra (muitos deles membros ou ex-membros do Deep Purple, ou seus colegas em outras bandas), no musical Butterfly Ball. Foi a primeira aparição pública de Ian Gillan após o fim do Deep Purple, substituindo Ronnie James Dio (que cantava no Rainbow de Blackmore e passaria depois pelo Black Sabbath). Produziu outras bandas, gravou dois discos solo e voltou a tocar baixo no Rainbow do Ritchie do Blackmore.
  (I love Roger) (nasceu em 19 de novembro de 1945

 Ritchie Blackmore : Sabe-se como eu disse que ele formou Rainbow que teve Dio participando dos vocais até certo tempo, e também a participação do Roger Glover. 
(nasceu em 14 de abril de 1945, Reino Unido)
 Jon Lord:  Teve uma boa carreira solo, e compos musicas para trilhas sonoras de filmes, como Tony  Ashton . Depois se juntou com  Paice para um projeto dele.  Jon Lord e Tony Ashton se junta ao David Coverdale para tocar no Whitesnake . Sabemos que Jon querido Jon faleceu nesse ano por cancer,  em Julho dia 16, lembro-me que postei varias coisas no meu outro blog e também no facebook sobre ele!  Descanse em paz Jon
(nasceu em 9 de junho em 1941 na inglatera)

 Ian Paice:  tocou com muitos músicas, e com Tony Ashton , Jon Lord e também no Whitesnake.
(nasceu em 29  de junho em  1949 em  Inglatera)

 David Coverdale :  Fez discos solos,  um em 1977 (Whitesnake) e o  Northwinds em (1978) Into the light (2000) e depois formou a banda de Hard Rock Whitesnake 
(nasceu em  22 de dezembro de 1955)

Glenn Hughes : Se reuniu ao Trapaze banda que estava antes de ir para o Deep Purple, gravou muitos muitos discos solos em carreira solo, e agora está na banda Black Country Communion.
(nasceu em 21 de agosto em 1952,  Inglaterra)


Recomeço: 
  Para maior alegria de todos e principalmente a minha é anunciada a volta da formação do Marco II com Ian  Gillan no vocal, Blackmore, Roger, Ian Paice e Jo Lord.  Imagine só saber que foi lançado depois o Perfect Strangers, me dá até gosto de ouvir  Perfect Stranges é lançado em  1984,  depois de 9 anos sem nada.
 
Após três anos é lançado  The House Of Blue Light em 1987 ! Para muitos é um album bom, mais internamente não foi muito agradavel, pelo ritmo em que estavam os integrantes na banda.
 
 E Ian Gillan decide sair da banda novamente (again ian) entra no lugar dele  Joe Lynn  Turner, que já cantava no Rainbow banda do  Blackmore, na qual Dio cantava antes dele. Entre então para assumir o posto (again de ian) Com essa formação a banda entra em vários turnes, inclusive vem pela primeira vez ao Brasil com grande perfomance e com essa formação que posso intitular como Mark V pelo fato de estar com um novo vocalista antes cogitado.  Lança o Slaves And Master em 1990 
  Gostei muito dessa capa de album, melhores do que as outras do Deep.  esse foi o unico album em que Joe Lynn canta, no Deep Purple. e quem o produz é Roger Glaver.  Seria o unico com Joe porque o cuzinho do Ian decide voltar, e o que havia sido escrito e composto do Por Joe é regravado por Ian  The Batlle Rages On...  lançado em 1993, esse simbolo contém na minha camiseta.
 
Após o lançamento, em dezembro o nervoso do Blackmore, sai da banda em 1993 devido novamente a musicalidade que a banda estava seguindo.  e Joe Satrini é conclamado para tocar no Deep , mais como estava ele mais preocupado em sua carreira solo nao vive um periodo de hegemonia no Deep Purple, então entre no lugar de Joe , Steve Morse que já havia tocado  em Kansas.   Com essa formação entao pra mim Mark VI lançam o bom e memoravel Perpendicular  que foi como um presente para mim , 1996 ele é lançado data do meu aniversário!
   album que retorna muitas das origens da banda!!
 logo Perpendicular lançam o  Abandon em 1998, poxa eu já estava com 2 anos e 4 meses.  Conta a formação do Marco VI
 
 Após esse álbum, Jon sai da banda e entra outro tecladista muito conclamado por tocar em diversas bandas  Don Airey, esse seria o Mark VII com ( Steve Morse guitarra, Ian Paice bateria, Ian Gillan vocal,  Roger Glover baixo e Don Airey no teclado) com essa formação lançam  Bananas em 2003  com uma capa ridicula. rsçrsçrs 
Com a mesma formaçao do marco VII lançam o último álbum até agora do Deep  Rapture Of Deep Purple após 2 anos em 2005. 

 Posso dizer que encerrou-se por aqui, e deu maior enfase á Jon Lord que esteve até o marco VI.  Jon está em paz. 
 Posso dizer agora sobre minha opinião e gosta que prefiro David Coverdale nos vocais, no baixo gosto tanto do Glover como do Hughes, mais entre os dois fico com Glover. Na bateria sempre foi Ian Paice, e Blackmore claro na guitarra ele é o cara e o fera.

Feito integramente por Dreh Vieira 




Um comentário: